A escalada só se torna um desporto perigoso se não forem utilizados os equipamentos específicos associados a cada modalidade.
A perigosidade deste desporto, está muito relacionado com o tipo de modalidade praticada, sendo que na escalada artificial esse perigo é diminuto se compridas todas as regras de segurança.
Não existe uma idade mínima e máxima para a prática da escalada, depende muito da capacidade física e maturidade de cada escalador. Existem estruturas e modalidades adequadas a diferentes faixas etárias.
A escala é um desporto bastante interessante e desafiante, pois aumenta a força, a concentração, a resistência física, a flexibilidade e tonifica o corpo de uma forma muito natural. É um desporto bastante divertido que ajuda os seus utilizadores a superarem-se dia após dia, diminuindo inclusive o stress do dia-a-dia.
Realizada apenas numa via com a corda a partir da base,
passando pelos pontos de segurança intermédios á medida que o escalador vai progredindo.
Sendo indispensável:
(i) Capacete;
(ii) Arnês;
(iii) Corda;
(iv) Mosquetão;
(v) Express;
(vi) Grigri;
Escalada realizada com a corda previamente colocada a passar no topo da via (em oposição á escalada “a abrir”).
Material utilizado para a escalada em Top-Rope:
(i) Capacete;
(ii) Arnês;
(iii)Mosquetões;
(iv)Corda;
(v)Gri gri;
A escalada em bloco pode atingir no máximo de 4,5 metros de altura,
o desafio é solucionar os problemas criados pelas presas e pela própria parede sem recorrer a EPI além de um piso de absorção de impacto.
Na vertente natural funciona da mesma maneira,
o escalador terá de procurar por fendas na rocha e solucionar os problemas ao progredir.
O bouldering é uma excelente maneira de os iniciantes aprenderem técnicas básicas de escalada.
O termo "segurança de corpo",
é uma forma de proteção utilizada no bouldering,
que funciona da seguinte forma:
enquanto o escalador está a progredir na parede,
vai estando acompanhado de uma pessoa,
cujo papel é fazer com que o escalador caia em pé em cima do crash pad,
pois muitas vezes o escalador pode cair mal e mesmo em cima de um crash pad ele pode lesionar-se.
Este tipo de segurança é muito utilizada com os mais pequenos.
Material utilizado em Escalada Boulder (Bloco):
(i) Crash-pad (colchão de queda);
(ii) Pés de gato;
(iii) Magnésio;
Se optar por uma parede de escalada indoor, esta poderá ser utilizada durante todo o ano, pois a sua utilização não estará dependente de condições meteorológicas.
Caso pretenda uma parede de escalada para colocar no exterior, esta estará sujeita às intempéries o que poderá reduzir a sua utilização. As paredes de escalada outdoor, são produzidas em fibra de vidro normalmente areadas e pintadas.
As paredes de escalada necessitam de suportar cargas fortes, é claro que se tiverem 5m de altura é mais fácil do que se tiverem por exemplo 12m, mas temos sempre de garantir os autoseguros, as reuniões e a possibilidade de reparar as vias.
É por isso, com excepção do suporte ser betão, que necessitamos de uma estrutura e uma caixa técnica de pelo menos 50cm de profundidade.
As paredes de escaladas móveis, são normalmente adquiridas por empresas que realizam eventos desportivos em diferentes locais e eventos.
Uma equipagem direta é uma solução mais económica de uma parede de escalada,
para progressão vertical ou horizontal em paredes ou muros de betão.
É inicialmente definida uma matriz para que sejam feitos furos na parede ou muro de betão,
todos os furos terão buchas de inox e posteriormente são colocadas cerca de 4 presas por m2.
O mais importante é saber qual a faixa etária dos seus utilizadores, posteriormente deve decidir que tipo de segurança, quantidade monitores, pois podem ter que adquirir equipamentos de proteção individual para a utilização da parede.
Pela nossa experiencia podemos garantir que o ideal é optar por uma parede tipo Boulder (inferior a 4,5 metros de altura). Nestas idades a escalada é feita maioritariamente através da progressão horizontal. Posto isto, sugerimos um boulder ou uma equipagem direta com cerca de 3 metros de altura e cerca de 6 metros de comprimento.
Para este tipo de estruturas, não são obrigatórios equipamentos de proteção individual só é obrigatório ter um piso de absorção de impacto, como por exemplo: Crash-pad, colchões, relva, relva sintética, placas de SBR / IN-SITU ou areia. Sendo que a espessura do piso depende sempre da altura da estrutura adquirida.